DIDÁTICA – conceitos e práticas
Para ensinar não basta conhecer determinado assunto.
Para ensinar é preciso também possuir o conhecimento pedagógico do assunto, que é a capacidade de saber transferi-lo para a dimensão compreensiva do aluno. Esta é a função da didática na educação escolar, uma função central da profissão docente. Este curso oferece uma reflexão sobre a didática, bem como a discussão sobre métodos, modelos e práticas didáticas.
A quem se destina:
Professores de qualquer nível de ensino ou área de conhecimento, bem como a estudantes universitários que desejam se tornar professores.
Duração:
20 horas, a serem cumpridas num prazo máximo de 60 dias.
Investimento:
Três parcelas mensais iguais de R$ 150,00 no cartão de crédito sem juros.
Ou R$ 450,00 à vista através de depósito bancário.
Conteúdo programático:
1 – O que é didática
- Didática, ensino e aprendizagem
- Didática, currículo prescrito e currículo praticado
- Didática e o contexto social do curso
2 – Didática e a relação com o aluno
- A interação professor-aluno
- As condições de ensino e o atendimento ao aluno
- A didática como recurso contra o fracasso escolar
3 – Estratégias didáticas
- O professor mediador e as estratégias didáticas
- O desenvolvimento de alternativas didáticas
- Planejamento das ações didáticas
4 – Práticas didáticas
- O envolvimento do aluno: leituras, pesquisas e trabalhos
- A aula expositiva bilateral
- O debate em sala de aula
- A aprendizagem experiencial: estudo casos reais
- A mediação da pesquisa de campo
- A didática no ambiente virtual
- Do que o aluno sabe para o que ele deve saber
- Mapas conceituais
- O trabalho colaborativo e a aprendizagem interativa
- Laboratórios didáticos
5 – A avaliação da didática
- A didática avaliada pela aprendizagem
- O professor reflexivo: a autoavaliação
- O feedback dos alunos
PROFESSOR:
LUIZ GUILHERME BROM é doutor em Ciências Sociais (PUC-SP), mestre pela Université de Louvain (Bélgica) e licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro da Comissão de Especialistas do Conselho Estadual de Educação. Autor de centenas de artigos em veículos de imprensa, é também autor de 4 livros, entre eles “A crise da modernidade pela lente do trabalho” (Saraiva) e “Educação, mito e ficção” (Cengage Learning). Atuou por 25 anos em fundações educacionais, onde exerceu as funções de professor, coordenador, pró-reitor, reitor e diretor superintendente. Atualmente é professor e diretor do Centro de Desenvolvimento Educacional de São Paulo.
Fale com o professor: luizgbrom@cdeducacional.com.br